Rolante realiza 4º Fórum do DEL

O município de Rolante realizou, no dia 15 de agosto, o 4º Fórum de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), no Salão de Atos da Escola Sagrada Família.
O Fórum é realizado anualmente, como forma de fazer uma prestação de contas à comunidade e com o intuito, também, de criar espaços de capacitação sobre os temas correlacionados ao desenvolvimento e o despertar de novas atividades produtivas locais que priorizem a questão da sustentabilidade e estejam alinhadas com o planejamento local.
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local foi implementado em Rolante em 2015 e, desde, então, vem sendo estruturado um planejamento estratégico municipal para 20 anos de forma integrada com a comunidade e entidades locais.
Dentro da proposta do planejamento estão diferentes projetos e ações que potencializem e garantam a singularidade do município. Rolante possui uma grande extensão de mata atlântica, possível de ser acessada a pé, e uma infinidade de cascatas e nascentes. Sendo assim, o eixo da sustentabilidade é primordial nos projetos desenvolvidos.
O programa DEL é uma metodologia que reúne cases de sucesso do Brasil e do mundo e, através da parceria entre a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), o DEL Rolante tem possibilitado resultados na busca por melhorar o ambiente para novos investimentos, aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios locais, dos empreendedores e dos trabalhadores.
Em Rolante atuam no programa mais de cem voluntários, entre integrantes das Câmaras Técnicas e Conselho de Desenvolvimento Econômico Local.
Atualmente são seis Câmaras Técnicas que atuam com a proposição de projetos nos mais diferentes temas, pautados no planejamento e nas metas estabelecidas.
Durante o Fórum foram apresentados cases sobre o primeiro intercâmbio das Cooperativas Escolares de Rolante, realizado neste ano para a Alemanha; concurso de Startups; apresentação da “Análise situacional do DEL Rolante, comparando com a implantação em 2015 e como está agora”; Plano Diretor; implantação da coleta seletiva desenvolvida pelo Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Câmara Técnica de Meio Ambiente e a Escola Estadual Frei Miguelinho, situada no Bairro Contestado; projeto sobre Segurança, desenvolvido pela Câmara Técnica de Segurança em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, buscando minimizar a violência nas escolas; desenvolvimento do turismo no município, através do trabalho que vem sendo realizado pelo Departamento de Turismo, juntamente com a Câmara Técnica de Turismo e Cultura, dando suporte e incentivo aos empreendedores do ramo mo município; apresentação do Programa DEL do município de Canguçu e encerrando com o painel “Cidades Inovadoras”.
O evento contou com a participação do prefeito de Rolante, Régis Zimmer, presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Marcos Torres dos Reis, vereadora Simone Tadiotto, vereador Ricardo Raimundo (Ricardinho), vereador Elton Arnhold (Eltinho), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Evandro Lembi, secretário municipal de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Diogo Henemann, supervisor geral de Obras, Airton Trevizani da Rosa, coordenador geral de Gabinete, Geovani Friedrich, vice-presidente regional da Federasul, Gilson Becker, presidente da CDL Rolante e Riozinho, Carla Lindol, Conselheiro da Acisa, Paulo Krupp, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho, Elton Dürr, demais integrantes das Câmaras Técnicas do DEL, representantes de entidades e pessoas da comunidade.



 


























Ouvidoria Interna Prefeitura

 

 

 

 

 

Compartilhar